domingo, 26 de maio de 2019

Você sabe o que é empatia?


Oi, pessoal! Tudo bem?

Você sabe o que é empatia? Simpatia? Homeopatia? hahaha
Brincadeiras a parte!



Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e sentir como se estivesse vivendo a mesma emoção de um outro ser.

Não quero dizer que você precise “pegar” o problema do outro para si, mas ter empatia consiste em conscientemente compreender uma emoção que não é sua.

A simpatia por sua vez, é aquele sentimento de afinidade, você encontra um ponto em comum com alguém e isso cria um laço entre vocês. E só!

Comece a perceber se quando você esta triste ou chateado por algum motivo, as pessoas ao se redor percebem e perguntam o que esta acontecendo. Quem percebe tem empatia!

Mas se respondeu não, não significa que as pessoas não se importem com você, apenas não estão preparadas para perceber um problema que não lhes pertence.

Ter empatia pelo próximo exige muita força de vontade. Pessoas que foram muito machucadas de forma sentimental costumam ter mais dificuldade em serem empáticas, pois já sofreram demais e não estão abertas a sentimentos novos e que não são seus.

Vocês acham que conhecem mais pessoas empáticas ou simpáticas?

Beijos,


14 comentários:

  1. Já vi uma palestra sobre isso.

    Bem interessante! Quando estamos muito tristes a simpatia pode atrapalhar mais que ajudar. Ela acaba sendo negativa nesse contexto.

    Gosto de pensar nas duas como as personagens do filme Divertidamente. A empatia é a Tristeza e a simpatia a Alegria.

    ResponderExcluir
  2. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    A Sociedade nos ensina o oposto. Devemos lutar contra e amar mais e, claro, por no lugar do outro.
    O filme Divertidamente, referido pelo Garoto, é uma boa perspectiva.
    Beijokitaz



    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei, um assunto muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. o mundo seria um lugar mt melhor se as pessoas fossem mais empáticas uma com as outras

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. É muito bonito quando a pessoa se coloca no lugar do outro, isso é ter amor ao próximo, muito interessante o post falando desse assunto, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Dizem que a empatia é uma das funções mais nobres da inteligência, isso não é uma tarefa tão fácil,nem todos conseguem ou querem se colocar no lugar de outras pessoas, o que é uma pena.

    ResponderExcluir
  7. Se colocar no lugar do outro e compreender o outro eh uma arte que muito desconhecem.

    ResponderExcluir
  8. Eu me envolvo demais, sabe; eu "pego" os problemas dos outros para mim, e isso não é legal, faz com que a gente sofra. Estou tentando mudar isso em mim. Mas mesmo tendo sofrido muito em minha vida, eu me importo com as pessoas, sou bastante empática.

    www.garotasfasdecristo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ao meu ver a empatia é uma habilidade que todos deveriam se esforçar para ter ao inves de só julgar o próximo. Afinal diminuir a dor do outro é fácil, difícil é estar na pele.
    Só discordo sobre pessoas que foram muito machucadas de forma sentimental serem as que tem mais dificuldade para serem empaticas. Pra mim é justamente o contrário, pois é no sofrimento que aprendemos a ser menos egoístas. Mas é só minha opinião, conforme minhas experiências. Muito bom seu post. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Uma característica que faz bem primeiramente aquele que a tem. De certa forma, as melhores relações se dão entre pessoas que exercitam a empatia umas com as outras. Penso que é algo que devemos exercitar sempre!

    ResponderExcluir
  11. Pra ser bem sincera eu conheço mais pessoas simpáticas do que empáticas, mas são duas características que eu gostaria de ver muito mais nas pessoas!

    ResponderExcluir
  12. Mto bom qd a pessoa se coloca no lugar do outro, estamos precisando disso

    ResponderExcluir
  13. É algo lindo ser empático! Eu peço sempre essa sensibilidade a Deus. Se todos tivessem imagina como tudo seria melhor?

    ResponderExcluir