quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Vinicunca - Montanha Colorida do Peru





Olá pessoal, como vocês estão? Espero que estejam gostando da série de postagens sobre o Peru.

Um dos pontos turísticos mais visitados do Peru é Vinicunca, popularmente conhecida como Montanha Colorida ou Montana de Colores. Para chegar até o topo é necessário algumas horas de caminhada e muito controle de respiração. Isso porque a montanha fica a mais de 5000 m de altura.

Saímos do hotel as 4h da manhã de luva, touca, 3 blusas, 2 calças e tênis confortáveis com a temperatura a 3°C. Entramos no ônibus e fizemos uma viagem de 2h mais ou menos até um vilarejo onde fizemos nosso desjejum. Nos foi oferecido suco, pão caseiro com geleia e um espécie de leite com quinoa. Não consegui experimenta o leite, mas quem tomou conseguiu fazer o percurso todo a pé sem reclamar, então #ficaadica!

Seguimos viagem por mais umas 2h mais ou menos até chegar a Vinicunca. Posso dizer que foi a viagem mais emocionante da minha vida! Nunca tinha visto uma paisagem tão maravilhosa e ao mesmo tempo tão perigosa. Tentei tirar fotos para mostrar para todo mundo que eu poderia ter participado do programa Estradas Mortais, mas as fotos não conseguem retratar a sensação de andar dentro de um ônibus por um precipício. O vídeo mostra um pedacinho do caminho.



Enfim, com o coração na mão chegamos a base da montanha, ufa!

Antes de subir, fizemos um círculo para pedir permissão aos espíritos da montanha para poder subir em paz e agradecer pela oportunidade. Adoro essas crenças!

A subida pode ser feita a pé com o auxílio de um bastão de caminhada, é bom checar com seu guia se ele está levando bastões, se ele não estiver, vale muito a pena providenciar um. Perto do hotel tinha um lugar que vendia coisas para trilha e algumas pessoas compraram uns bastões bem legis lá, mas o nosso guia levou bastões para todo mundo.

Ou, você pode subir a cavalo, não lembro exatamente, mas creio que custava em torno de 100 soles. Mas, não se engane, não vá pensando que o cavalo te leva até o topo, ele leva sim por uma boa parte do caminho e um pouco mais rápido, mas em algumas partes mais íngremes e quando chega mais perto do topo cada sobe por conta própria.

Fomos a pé mesmo, foi uma caminhada de 4h aproximadamente. A maior parte é bem tranquilo, mas quando vai chegando mais próximo fica bem íngreme e as pernas começam a cansar. A respiração vai ficando difícil a cada km, mas eu garanto que valeu tanto a pena que quando você começa a enxergar a montanha tudo passa.

O caminho é bem interessante, na parte da manhã conseguimos ver o topo dos picos nevados branquinhos, enormes, coisa mais linda! Na volta percebemos que boa parte do gelo já havia derretido. Passamos por pequenos rios, lhamas, campos com flores, gramados, tudo impossível de descrever em palavras. A sensação é tão boa, uma energia leve, gostosa, sabe?





Quando a respiração ficava difícil o guia estendia uma folha de coca para que fossemos mastigando, aliviava bastante.

Caso você resolva ir a pé e no meio do caminho se arrependa, alguns cavaleiros ficam oferecendo o serviço do cavalo por preços mais baratos, então não se desespere!

Ah! E pelo caminho tem alguns banheiros improvisados, muito improvisados, eu diria, mas que quebraram um galhão! Leve papel higiênico!

Após 4h de caminhada e subida olhar para o horizonte parece um sonho. É muito difícil descreve a grandiosidade do lugar.



Você ainda pode subir até o topo mesmo. Eu tentei, mas o vento é bem difícil de aguentar e a respiração já estava bem debilitada. Sem crise, dei meu melhor, e para mim, isso que importa. Consegui ver a montanha linda em suas cores e tamanho. Consegui ver 3 lindos picos nevados e sentir a energia que eles emanavam. Valeu a pena demais!

Bom, a descida, obvio, é mil vezes mais fácil. Fizemos em 2h30 de caminhada. Saindo de lá fomos almoçar as 16h!! Outra dica importante é levar comida leve e água, muita água!

Espero que tenham gostado e esclarecido algumas dúvidas! Minha última dica é: se der medo vai com medo mesmo porque vale muito a pena cada segundo e cada perrengue! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário