sábado, 3 de novembro de 2018

Sítios arqueológicos no Peru


Sítios Arqueológicos

Fizemos um city tour que levou a gente pelos principais sítios arqueológicos e povoados de Cusco. E valeu muito a pena!

Visitamos Ollantaytambo, Chichero, Urubamba entre outros.

É difícil dizer em palavras a sensação que é estar nestes lugares. Saber a quantidade de fatos e pessoas que passaram por ali, é sensacional. É uma energia indescritível.

A maior parte dos sítios arqueológicos era destinada a agricultura, porém, é muito mais proveitoso ir acompanhado de um guia para conhecer os sítios, senão, infelizmente, não passarão de ruínas.

Vou colocar algumas fotos dos lugares aqui, tem que ter muita disposição para visitar, alguns são bem longos e outros são bem íngremes, mas nenhum perde o encanto. Vale a pena conhecer cada um deles e saber sobre sua história. Como visitamos os sítios no city tour, então íamos de ônibus até próximo dos lugares e descíamos para fazer a visitação, tínhamos um cartãozinho que era carimbado ou furado conforme íamos entrando no sítios. Tudo é muito conservado apesar dos anos, muito limpo e em todos os lugares tem pessoas vendendo artesanato e comida. Vale checar o artesanato nas entradas dos sítios, as vezes tem preços melhores e são diferentes dos que estão próximos ao hotel.

Está é a vista de Ollantaytambo vista do povoado, chegamos de ônibus até bem próximo deste local. É muito interessante ver o contraste entre as casas das pessoas e o sítio arqueológico. Da pra ver com muita clareza a grandiosidade do lugar.


Nestas fotos da pra ver vem certinho os degraus que eram utilizados na agricultura. Eles são bem altos e do lado tem uma escadaria. Dizem que o povo inca era baixo então não poderiam ser degraus tão altos para subir. O mais interessante é tentar entender como eles levaram tantas pedras lá pra cima e como eles conseguiam cortar as pedras com tanta precisão.

Está é uma parte da escada que subimos. Íamos parando entre uma parte e outra, pois é uma caminhada bem pesada. A dica que eu dou é levar água e um boné, não tem lugar para se esconder na sombra, o sol castiga bastante e a caminhada e longa.


 A vista lá de cima é bem gratificante! Da pra ver a cidade toda.


Como sempre os peruanos vem rostos em tudo. Você consegue enxergar um rosto nesta montanha? Pra mim é bem claro! Mistérios do Peru!

Passamos também pelo povoado de Chichero. Lá nos foi explicado como eles tingem a lã das ovelhas e alpacas. Eles disseram que não podem dar banho nos animais, pois como o clima é frio eles morreriam congelados! Por isso não se importe com o pelo sujinho dos bichinhos.

Depois que eles retiram a lã, aí sim é lavada e tingida. E sim, é tingida com plantas, pedras, tudo muito natural. E depois para ficar a cor eles usam xixi. Isso mesmo, xixi.

Depois tem todo um processo para transformar a lã em fio para que possa ser tecido. Eu achei sensacional! É um trabalho manual que deve ser muito valorizado.




Passamos por Urubamba também, só mirante pudemos ver a cidade e o Rio Urubamba.



Obrigada por ler está publicado até o fim, ainda temos muita coisa para falar sobre o Peru. Deixe seu comentário se surgir alguma dúvida!

Instagram: @linecuti

Nenhum comentário:

Postar um comentário