segunda-feira, 29 de outubro de 2018

A Arte de Respirar Bem - O Poder da Respiração


Olá, gente linda! Hoje vamos falar sobre uma coisa muitíssimo importante e que as vezes nao damos a devida importância: a respiração!

Você já parou para prestar atenção á sua respiração hoje?

Você deve estar pensando: “Que besteira, Aline, tanta coisa pra fazer...”, mas parar para prestar atenção em VOCÊ não é uma besteira e nunca será, certo?

Pratiquei Yoga um bom tempo e hoje faço pilates regularmente e posso garantir que se não fosse a respiração eu não teria evoluído em nada nos meus exercícios e na vida.

Vamos fazer um teste então?

Sente-se! Pronto?



Agora coloque uma das mãos no tórax e a outra sobre o abdome. Pronto?

Agora feche os olhos e respire pelo nariz profundamente 3 vezes e solte pela boca.

Agora responda: Qual mão você sentiu mexer mais, a que estava no peito ou a que estava no abdome?

Se você respondeu no abdome, maravilha!!! Preste atenção agora se os movimentos de inspiração e expiração estão corretos. Quando você inspirar seu abdome tem que encher e quando expirar tem que esvaziar. Caso você sinta que os movimentos estão invertidos (o que é bem comum!), continue respirando e sincronizando a respiração e o movimento. E, continue lendo este post. :)

Agora, se você respondeu que o movimento foi no tórax, então temos um pequeno probleminha chamado PRESSA. Mas não se preocupe, tem cura! =D

Quando sentimos o movimento no tórax significa que vivemos uma vida tão corrida que até a respiração fica mais curta. Infelizmente, acabamos sendo práticos até mesmo com a nossa respiração. Mas, não se desespere. Vamos lá! O que você precisa fazer é ensinar o seu corpo novamente a maneira correta de respirar.

Todos os dias, separe 2 minutinhos para prestar atenção à sua respiração, você vai perceber que com o passar do tempo vai se tornar tão natural que você vai respirar corretamente sem perceber.

Deite na cama e comece a perceber o seu corpo, acalme sua respiração e perceba qual o caminho que o ar esta percorrendo. Deixe com que o ar passe pelo seu peito e vá para o abdome. Sinta que o seu umbigo esta subindo e descendo. Faça 3 respirações profundas, inspire pelo nariz e solte pela boca, ok? Agora observe se os movimentos do abdome e a respiração estão sincronizados. A inspiração traz o ar para dentro do seu corpo, enquanto a expiração manda o ar para fora.

A respiração é um ciclo, quando o ar "para" no peito, a respiração não esta completa e acaba fazendo com que você se sinta mais cansado, com menos disposição. Respirar bem te ajuda nos exercícios, na paciência, ajuda também a ter uma boa noite de sono e, melhora sua qualidade de vida!

Pratique a boa respiração, seu corpo agradece!

Se você gostou deste post, deixe seu comentário e me siga no Instagram @linecuti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário