terça-feira, 30 de outubro de 2018

Viajamos para o Peru, chegada e o mal da altitude



Olá, meninos e meninos viajantes!!

Em novembro do ano passado (2017!) fizemos uma viagem incrível para o Peru. Resolvi dividir em partes, pois tem muita coisa legal para contar e muitas dicas para dar, e eu não quero esquecer de nada.

O Peru não é um destino tão comum, ás vezes nem tão atraente e tem um precinho meio, mas eu diria que a expectativa foi superada com louvor quando chegamos àquela terra.

Todo mundo que gosta de viajar faz aquela pesquisa sobre o lugar, a comida, preços, comprinhas, passeios, e comigo não foi diferente. Sai do Brasil esperando encontrar um lugar lindo e rico em história e cultura, mas eu encontrei muito mais do que isso! Valeu cada centavo, cada caminhada, cada trilha, cada sensação! Quero compartilhar um pouco da minha experiência com vocês e responder algumas perguntas que eu gostaria que tivessem me dito quando fui. =D

Pra começar, se você não gosta de história e de visitar lugares com centenas de anos, pode parar por aqui que este não é o seu lugar! Mas se você consegue olhar uma construção arruinada pelo tempo e imaginar como ela era no auge do Império, aqui sim é o seu lugar!

Nós pudemos visitar diversos lugares pelo Peru, porém, descobrimos que tem tanta coisa bacana pra fazer lá que vamos precisar voltar mais uma dezena de vezes, pelo menos! Hahaha

A Chegada




Saímos do Brasil com um city tour e a visita a Machu Picchu comprados. Lá contratamos a trilha até Vinicunca, popularmente conhecida como a Montanha Colorida e Pisac.

Fomos pelo aeroporto de Guarulhos, chegamos a Lima depois de umas 5h de viagem. Pegamos outro voo para Cusco. Infelizmente, ou felizmente, não tem voo direto para Cusco.
O aeroporto de Lima é bem estruturado e pudemos ver a praia pelo avião, já que o aeroporto era próximo ao mar e fizemos uma bela curva sobre ele (o que não me agradou muito...). Partimos em um outro voo para Cusco por mais 1h, mais ou menos. Sobrevoamos cordilheiras e mais cordilheiras até chegar a um aeroporto bem simples no meio do nada.

Lima é parecido com São Paulo, trânsito e tudo mais, já Cusco...não faço ideia de com qual cidade se parece, é bem incomum, eu diria. Águas Calientes então, não sei como descrever.

Ao entrar no aeroporto a primeira coisa que nos foi oferecido foram folhas de coca para mastigar. Já estávamos a mais de 3000m do nível do mar! O gosto da folha de coca não é muito agradável, o chá muito menos, mas ajudaram bastante a aliviar a sensação ruim que a altitude causa.

Viajamos mais uns 30 minutos de carro até chegar ao hotel, o trânsito é realmente louco, e as pessoas usam a buzina para tudo, chega até a ser engraçado, ou assustador, as vezes. Ao chegar ao hotel a primeira coisa que nos foi oferecido foi o chá de coca, mas tem gosto de água quente sem açúcar. Pelo sim ou pelo não, a gente sempre tomava quando passava pela recepção.

Mal da altitude

Um problema que talvez faça algumas pessoas pensarem melhor se vão ou não para o Peru é a altitude. Li bastante coisa sobre o mal da altitude antes de ir, vi que tinha alguns remédios para tomar, e que algumas pessoas passavam muito mal e outras nem tanto. Eu achei que não seria tão ruim, mas acredito que todo mundo passa mal de alguma forma principalmente nos primeiros dias. Por este motivo, é recomendado que não se faça nenhum passeio no primeiro dia, é melhor descansar e se acostumar com o clima e a altitude do lugar primeiro.

Uma coisa curiosa foi que os fumantes sem muito mais vontade de fumar, mesmo com a respiração "fraca". E as bebidas alcoólicas fazem você ficar bêbado muito mais rápido. Então cuidado!

Logo que chegamos a Cusco os vasinhos do meus olhos já ficaram bem vermelhos e alguns até estouraram. Senti também dor de cabeça, enjoo e um pouco de dificuldade para respirar. Se você não fizer um esforço muito grande a respiração melhora muito, mas era bem difícil porque o hotel era longe da praça e todos os passeios eram exaustivos, então acho que acabamos aprendendo a conviver com isso.


O segredo é mergulhar no chá de coca e andar devagar, nunca correr, nem pular (digo, porque eu pulei e brigaram comigo...)! Você vai encontrar a folha de coca em forma de bala, caramelo e outros formatos, mas acho que nada mais efetivo que o próprio chá.

Um outra dica é tomar cuidado com cremes e desodorantes, devido a pressão que a altitude causa quando abri meu roll-on a bolinha foi lançada longe e meu protetor solar ficava saindo do frasco sem apertar. Sério, aconselho colocar fita crepe em tudo para ir e para voltar!

Se você esta se perguntando como os peruanos vivem bem na altitude, eu lhe respondo que não é por costume e sim, como eles mesmos disseram, porque eles têm os pulmões maiores que os nossos. Olha a natureza humana sendo generosa!

No próximo post vou falar sobre Cusco e a Alimentação local. Se você gostou deste post ou tem alguma duvida, deixe seu comentário que terei prazer em responder.

Me siga do Instagram: @linecuti

Nenhum comentário:

Postar um comentário