quarta-feira, 15 de maio de 2019

Preparativos para ir a Cancun


Olá, meninos e meninas viajantes! 

Estamos saindo de férias em junho e como sempre já estamos nos preparando para uma viagem espetacular em Cancún, no México.

Já compramos com nosso agente de viagens as passagens, reservamos um resort all inclusive, fechamos alguns passeios e os translados!! Então já ta tudo pronto, certo? Nãooo!!

Antes de viajar sempre devemos nós atentar e nos preocupar com alguns itens importantes. Sem estes itens podemos literalmente "perder a viagem"!

Vou listar algumas coisinhas que devemos saber antes de ir para Cancún:

1 - Vacina da Febre Amarela – é obrigatório você estar com a vacina da febre amarela em dia se for fazer escala no Panamá, por exemplo. Caso você ainda não tenha tomado e sua viagem esteja próxima, faça isso o quanto antes. A vacina demora 10 dias para começar a fazer efeito. Aproveite e verifique se todas as outras vacinas estão em dia também. Afinal, estamos falando da sua saúde!

Para verificar se o seu local de viagem exige a vacina, acesse o portal CIVNET.




2 - Passaporte – é necessário sim para ir a Cancún! Então providencie o quanto antes. Polícia Federal e agendar sua ida a um posto da PF destinado a este fim. Não se esqueça de levar todos os documentos solicitados no momento do preenchimento do formulário. Todo motivo é motivo para que você não consiga o passaporte, então seja cauteloso!

Não é um processo tão rápido. Para solicitar o passaporte é necessário preencher um formulário no site da



3 - Não é necessário visto americano – exceto se a sua escala for feita em algum pais dos EUA. Antigamente o visto era necessário, hoje, para turismo, não é mais. Caso sua escala ou seu destino seja em algum país que precise do visto é só preencher os formulários no site do consulado americano e agendar uma data para ir a SP. Também não é um processo rápido, então fique atento aos prazos!

4 - Translado – é muito importante que você já feche os translados aqui no Brasil para evitar surpresas. Existem muitos relatos de pessoas que foram enganadas por taxistas ao chegar no aeroporto. Estes oportunistas acabam cobrando valores muito maiores e fazendo caminhos diferentes do normal para cobrar mais caro a corrida. Então, caso vá pegar um táxi, combine o valor antes da corrida e fique atento a qualquer atitude suspeita. Esse mal não acontece apenas no México, muitas cidades turisticas tem problemas com aproveitadores.

5 - Tomada e Voltagem – Certifique-se de que seus aparelhos eletrônicos tem plugues compatíveis com as tomadas de Cancún. Fazendo uma pesquisa rápida descobri que não são tomadas iguais as nossas no Brasil, são tomadas tipo A (dois risquinhos) e B (dois risquinhos e um redondo), então vou deixar o modelo aqui. Ah, a voltagem é 110 V! Fiquei arrasada porque tudo em casa é 220 V, mas tubo bem, vou precisar usar o secador do hotel, já que o meu não é bivolt. Fiquem atentos para não ter prejuízos com equipamentos queimados!

                                                   Tipo A                                  Tipo B

Para garantir que a tomada estará correta, vale a pena comprar um adaptador internacional que se adapta em todas as tomadas desse mundão.

6 - Dinheiro – a moeda de Cancún é o peso mexicano, porém, como boa parte das cidades turísticas, eles aceitam dólares. Fazendo uma conversão rápida, fica claro que compensa mais trocar o real por dólares do que por pesos mexicanos. Vou deixar os cálculos aqui. Hoje, que “vos” escrevo, o dólar esta absurdamente alto, estamos esperando baixar pelo menos um pouquinho para começar a trocar. Você pode trocar dólar por pesos mexicanos no próprio hotel ou casas de câmbio, se for necessário. Pode ser que alguns lugares não aceitem o dólar ou cartão, então vale a pena trocar apenas a quantidade que será utilizada por pesos, uma vez que no Brasil é mais difícil encontrar alguma casa de câmbio que faça a troca do peso mexicano para real.



7 - Check-list de viagem – nunca  esqueça de fazer um check-list de viagem para não esquecer nada. Já pensou chegar em Cancún e descobrir que esqueceu os biquínis? Não dá, né!
Na loucura e ansiedade da viagem, muita coisa acaba passando batido. Eu utilizo um aplicativo no celular de listas, então uns 2 meses antes, vou inserindo as coisas que quero levar e muitas vezes, acabo lembrando de alguma coisa que é essencial e eu não coloquei na lista!! Deus me ajude! hahaha

       
                               O aplicativo que tenho usado ultimamente é o Trello.

8 - Desbloqueie os cartões – Nunca se esqueça que os cartões de crédito e/ou débito devem ser desbloqueados antes de uma viagem internacional, então uns 10 dias antes é necessário ligar no banco ou na operadora do cartão e ativar a função internacional. Se isto não for feito o seu cartão poderá ser bloqueado na viagem. É importante levar um cartão de emergência mesmo que esteja levando tudo em dinheiro, nunca se sabe os imprevistos que podem acontecer. Eu utilizo o Nubank, então é só entrar no aplicativo uns dias antes e ativar a função internacional, rápido e fácil!

Se você também precisa de um cartão prático e sem anuidade, me mande um direct no Instagram @Linecuti que terei o prazer de te convidar!

9 - Seguro viagem – faça um seguro viagem! Fazendo o seguro viagem você garante que não terá problemas em caso de doença, dentista, etc. Problemas que ninguém quer que aconteçam, mas que nunca estaremos livres. Não é tão caro e assegura férias tranquilas.

10 - Cópia dos documentos – tire fotos dos documentos e salve no celular. Para prevenir mais ainda, mande um e-mail para você mesmo com a cópia dos documentos. Se por um infortúnio você perder os documentos durante a viagem, será mais fácil provar quais são seus documentos e que você é você. Esta dica é muito importante!

11 - Telefones Importantes – tenha em mãos todos os telefones importantes! Por exemplo, seu agente de viagens, seguro viagem, do responsável pelo translado, do seu hotel, do responsável pelo aluguel do carro, etc. Anote no celular e em um papel e guarde bem! Imprevistos acontecem, mas são melhor resolvidos se estivermos preparados!

Agora sim! Tudo pronto, não esquecemos nada? Então vamos viajar!!!!! 

Espero que tenham gostado, nos vemos na próxima! Deixem seus comentários com mais dúvidas sobre Cancún!


Beijos,

@Linecuti

33 comentários:

  1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Querida, Taxista trafulhas há aos montes. Ainda se queixam do UBER.
    Detesto essas fichas, mas o internacional é um bom conselho.
    Estou a ver que o México vais ser rica ahahaha
    Beijokitaz





    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou passar um semana de riqueza, depois a gente volta a realidade!! kkkk Obrigada pela visita amore! Beijoss

      Excluir
  2. Olá, querida! Adorei as suas dicas! Preciso dizer que nunca viajei para fora do Brasil, então essas questões bem práticas que você citou, como tomadas, passaporte, vacina... eu não havia me atentado! Achei bem interessante!
    E que blog gracioso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito muito obrigada pelo comentário! Fico muito feliz em ajudar! Viajar sempre é bom, nem precisa ser internacional, né?! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. adorei essas dicas, em qq viagem internacional é bem importante checar visto, vacina, tomadas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade! As vezes nem precisa ser internacional! A algum tempo atrás para ir a Minas estavam solicitando a vacina! Beijos!

      Excluir
  5. Muitoboas suas dicas. Eu nunca fiz viagem internacional e é muito bom checar tudo isso. Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom checar tudo para não tem surpresas!!! Beijos!

      Excluir
  6. que tudo é organizar uma viagem, anotado as dicas

    ResponderExcluir
  7. Viajar é maravilhoso, mas é sempre uma trabalheira!!! Graças a Deus quase sempre vale muito a pena!
    Te desejo ótimas férias desde já!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada viagem é um trabalhão mesmo haha, mas depois tudo vale a pena e passa tão rápido! Beijos!

      Excluir
  8. Ai Aí me leva kkkk
    Eu amei sempre vou dar uma olhada por aqui pra não esquecer é e ler as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre vou postando mais dicas!!! Fica de olho! Beijos!

      Excluir
  9. Meu Deus várias dicas valiosas que deixamos para a última hora e depois acontecem vários imprevistos, amei as dicas e uma incrível viagem para Cancún, tire muitas fotos e aproveite bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Vou fazer mais postagens sobre a viagem quando voltar!!!! Beijos!

      Excluir
  10. Que chique essa viagem heimmm!!! Um dos destinos que quero conhecer é Cancún com certeza! Gostei demais das suas indicações e esclarecimentos vai me ajudar muito na minha viagem fim do ano ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei!!! Depois te conto tudo sobre Cancún! Beijos!

      Excluir
  11. A parte da tomada a saída, menina, não sabia que lá é assim fiquei super curiosa e surpresa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Já pensou chegar lá e não conseguir carregar o celular!!!! Meu Deus!

      Excluir
  12. Essas dicas são muito valiosas, eu por exemplo não sabia que precisava de tudo isso para viajar para fora. Agora que já sei, quando eu viajar vou estar preparada.

    www.garotasfasdecristo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra viajar dentro do Brasil várias dicas também são válidas! Vou fazer uma postagem enumerando os itens nacionais também!! Beijos!

      Excluir
  13. Que legal! Também adoraria conhecer Cancún algum dia. Gostei do seu checklist para a viagem, super completo. Divirtam-se muito!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito das tuas dicas, essa das tomadas foi surpresa pra mim, obrigada por compartilhar! Bjs ❤️

    ResponderExcluir
  15. Ótimas orientações.
    Apesar de usar cartões há anos, não havia me ligado que teria que desbloqueá-los para viagens internacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e eu sempre digo para usar os cartões em ultimo caso, para não pagar o IOF, né? beijos!

      Excluir
  16. Aline, parabéns!! adorei suas dicas, incrível mesmo! parabéns!!! eu realmente tive problema em 2015 com traslado contratado no local, eu paguei 50% e ao chegar lá, infelizmente o cara não apareceu, e me bloqueou no WhatsApp, foi um constrangimento e decepção, mas agora só trabalho com contratos e empresas serias com operadoras.
    adorei o seu blog e quero sempre acompanhar tudo por lá.

    Parabéns e muito sucesso mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita! Sua experiencia é muito enriquecedora!!! Obrigada!! Beijos!

      Excluir